Sim, Nós Podemos

Author: Agência Target /



Em campanha e eleição históricas, o atual presidente dos Estados Unidos foi o primeiro negro a ser escolhido para governar a nação norte americana. Com o slogan “Yes, we can”, Barack Obama quebrou muitos paradigmas e fez uma daquela que pode ser considerada a melhor campanha eleitoral já vista em todo o planeta.

Seu discurso persuasivo e sua presença convenceram e conquistaram não só uma nação, mas o mundo inteiro de que ele era capaz de trazer um novo rumo para a história contemporânea. Não cabe a nós julgar se suas promessas estão sendo realmente cumpridas ou se seu governo merece ser exaltado. O que merece eternos aplausos é a forma como Obama conseguiu se mostrar a melhor opção para governar o país mais poderoso do mundo, fazendo uso de apenas um artifício, a comunicação. Poderosa, estratégica e bem estruturada, a comunicação colocou Obama no poder, e a esperança em milhares de pessoas ao redor do planeta. Vargas e Lula ficaram para trás, são aprendizes do mestre.

O atual presidente explorou como ninguém um dos mais atuais recursos de comunicação, a internet. “Foi principalmente através da rede mundial de computadores que o democrata pediu contribuições, em vídeos nos quais ele se dirigia diretamente ao eleitorado. Milhões de pequenas contribuições realizadas no site de Obama deram a ele vantagem significativa sobre o rival republicano John McCain em publicidade”, diz o site da Folha em novembro de 2008.

Obama surpreendeu e revolucionou o poder da comunicação. Deve ser louvado. Não pelos resultados, que pouco se aproximam da grandiosidade que prometiam atingir, mas pela lição de persuasão e eloqüência. E por conseguir provar que a comunicação, sim, pode mudar o mundo.

1 comentários:

marlisan disse...

Gostei muiiiiiiiiito da ideia, do visual, mas é necessário colocar uma aba para indicar os textos. É preciso também indicar a data da postagem, apesar de serem textos que falem de fatos passados.
Independentemente de aliar comunicação e história, poderiam fazer relação com assuntos atuais. No caso de Obama, por exemplo, uma dica seria pegar um gancho do cotidiano, como o uso da internet nas eleições de 2010 no Brasil, para falar da importância da estratégia internet na eleição do presidente norte-americano.
abs, Marli

Postar um comentário